Seguidores

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

O fascismo Italiano - Jeniffer Araujo e Larissa Nunes C4

1- Batalha da Itália na Segunda Guerra Mundial

Campanha da Itália 
Durante a Segunda Guerra Mundial foi uma série de operações perpetradas pelos Aliados na Itália entre 1943 até o fim da guerra na Europa em 1945. O Quartel-General dos Aliados (AFHQ) decidiu começar uma campanha para reconquistar o Mediterrâneo e planejou começar pela invasão da Sicília e depois invadir o sul italiano. A campanha na Itália terminou somente em maio de 1945 com a rendição do Exército Alemão.Estima-se que entre setembro de 1943 e abril de 1945, cerca de 60 mil soldados Aliados e 50 mil alemães morreram na Itália. As baixas dos Aliados no total (mortos, feridos, desaparecidos e prisioneiros) chegou a 320 mil e as perdas das forças do Eixo(excluindo os que se renderam com a assinatura da rendição final) foi de 658 mil.

2- O que foi o fascismo?
O cenário na Europa era desolador: destruição material, desemprego, inflação em alta. Viam-se milhões de ex soldados e um grande numero de mendigos. O cenário marcado pela falta de trabalho e de esperança, os europeus mostravam insatisfação social, participando de protestos, greve e revoltas, abraçando ideias de politicos e partidos que apresentam soluções rápidas. Esses politicos culpavam os governos democrático pela crise e defendia a necessidade de um governo forte, dirigido por um líder em um partido único capaz de guiar a um rumo certo.

3- Quem foi Benito Mussolini? (Biografia) pág. 84
Benito Mussolini foi um politico, que fundou, em 1919, os Faci Italiani di Combattimento, um movimento nacionalista extremado, antiliberal, que atuava por meio de uma organização paramilitar dotada de esquadrões armados liderados por ex-oficiais e integrados por jovens ricos e por marginais.

4- Escreva explicando sobre:
O nacionalismo extremado; Os fascistas valorizavam a nação em oposição ao individuo. Diziam que, para conter o individualismo, era necessário uma nação forte, unida sem luta de classes e que só assim a Italia reviveria as glória do Império Romano.

A subordinação do indivíduo ao Estado:
Para os fascistas qualquer oposição ou critica ao estado devia ser considerada crime e punida com rigor. Dai a máxima fascista: '' tudo no estado, nada contra o estado, nada fora do estado.''

Ódio às democracias liberais e ao comunismo;
segundo os fascistas, os democratas e comunistas deviam ser perseguidos e destruídos.

5- O que fizeram milhares de fascistas aproveitando-se de uma crise desencadeada por uma greve geral? pág. 85
Milhares de fascistas vindos de várias partes da Italia marcharam em direção a roma e, lá pressionaram o rei Vittorio Emanuelle III, exigindo maior espaço no governo.

6- Itália. Escreva explicando sobre as eleições de 1924. pág. 85
 Impediram as pessoas de votar, acompanhar as que iam votar até a cabine para garantir o voto, roubaram urnas e correram a pancadaria, assim ganharam eleições com ampla maioria dos votos e conseguiram a maioria no Parlamento. 

7- 1929. Escreva explicando sobre a Questão Romana e o Tratado de Latrão. pág. 86
Assinado com o papa Pio XI o tratado de latrão que reconheceu o vaticano como estado independente, neutro e inviolável e lhe ofereceu 2 milhões de liras. Por sua vez reconhecia a legitimidade do governo italiano chefiado por Mussolini.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário