Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2018

Chaiane Duarte, Everton Meneghini e Eduarda Vaz



1- Quem foi Antônio Vicente Mendes Maciel? Pág. 62
A comunidade sertaneja de Canudos se formou em torno do mais famoso beato brasileiro, Antonio Vicente Mendes Maciel, chamado por seus seguidores de ´conselheiro´. Nascido em 1830, em Quixeramobim, no Ceara, Antonio começou a trabalhar muito cedo exercendo oficios como os de caixeiro, professor e até rábula, uma especie de advogado dos pobres.

2- Quem eram as pessoas que foram atraídas para o povoado
de Belo Monte? Pág. 62
Eram, em sua maioria, sertanejos pobres que fugiam  dos abusos dos coronéis e do desemprego e buscavam autonomia e conforto espiritual. Mas em Canudos haviam também negociantes, enfermeiros, professores, artesões e mineradores.

3- O que cultivavam e qual animal criavam? Explique.
Os conselheiristas cultivavam milho, feijão, batata, frutas, legumes; criavam cavalos e gado vacum. A criação de bode era fundamental para eles, sendo seu couro utilizados para fazer vestimenta, calçados, chapéu e também como principal produto no comércio com outras vilas e cidades da região.


4- Por que foram vistos como uma ameaça pelos poderosos da
região? P62
A autonomia de gente de Canudos, sua decisão de viver conforme e reinterpretação que Antônio Conselheiro fazia da Bíblia,  e não de acordo com o catolicismo romano, e, sobretudo, a decisão de não pagar os novos impostos surgidos com a ordem republicana foram vistos como uma ameaça pelos poderosos da região.


5- Quantas vezes o governo mandou expedições contra
Canudos? O que aconteceu? Explique. Pág. 62 e 63
O poder republicano decidiu, então, esmagar o reduto sertanejo e enviou três expedições contra Canudos, todas elas derrotadas pelos sertanejos. A notícia de vitória dos sertanejos contra expedição repercutiu nacionalmente. Com a ajuda da imprensa, Canudos foi transformado do inimigo um da República. O conselheiro e seus principais seguidores- João Abade, Pajeú e Antônio Vilanova- eram descritos como os maiores inimigos do progresso, da civilização e da República.


6- 1897. O que fez o presidente Prudente de Morais? Como esta
guerra terminou? Pág. 63
Em 1897, o presidente Prudente de Morais enviou a quarta expedição contra Canudos, sob o comando do general Artur Oscar. Com 6 mil homens e 90 bombas de dinamite, incendiaram o arraial e o invadiram. No dia 5 de outubro havia apenas quatro sertanejos vivos- um velho, um jovem, um caboclo e um negro-, que, sem julgamento, foram, forma mortos. O corpo do Conselheiro, encontrado da manhã seguinte, foi decapitado.


Resultado de imagem para guerra de canudos




A GUERRA DO CONTESTADO
7- O que provocou constantes disputas por terras? Pág. 63
Os limites entre Paraná e Santa Catarina não forma delimitados com rigor, o que provocou constantes disputas por terras entre duas províncias. Outro fator de tensão do Contestado eram conflitos violentos entre grandes fazendeiros locais. Além disso, para ampliar suas fazendas de gado e de erva-mate, os coronéis da região invadiram com seus capatazes as terras dos índios e dos posseiros e as romavam á força.


8- Por que o presidente contratou a empresa Brazil Railway
Company? Explique. Pág. 64
Contratou a empresa estadunidense Brazil Railway Comparay para construir a estrada de ferro São Paulo-Rio Grande e, como parte do pagamento, cedeu aos esdunidenses uma faixa de 15 KM de terra de cada lado da ferrovia. E a encarregou de lotear os terrenos ás margens de ferrovia e vende-los a imigrantes europeus.


9- O que pretendia explorar Lumber? Explique.
A lumber pretendia explorar o pinho e a imbuia da rica floresta nativa que cobria a região. Os posseiros que viviam nas terras que margeiam a ferrovia foram expulsos á força por segurança da empresa, o que aumentou o número de desocupados na região.

10- Quem foi o monge José Maria? O que fez o governo do
Paraná? Como o monge morreu? Pág. 64
O governo do parana, por sua vez, enviou 100 soldados contra o reduto; os sertanejos resistiram, mas o monge José Maria e o comandante adversário morreram durante o conflito.

Resultado de imagem para guerra do contestado



Nenhum comentário:

Postar um comentário