Seguidores

sábado, 23 de junho de 2018

Putin reduziu a Liberdade de Expressão João Victor e Patrick.

Russia vive menor liberdade de expressão. 



As restrições à liberdade de expressão, associação e reunião pacífica se intensificaram no ano passado na Rússia, país no qual se manteve a perseguição judicial aos críticos do governo, constatou o último relatório da Anistia Internacional.

O relatório 2016-2017 ressalta que, segundo a ONG Centro SOVA, "90% das sentenças condenatórias ditadas em aplicação da legislação contra o extremismo eram por publicar ou divulgar conteúdos nas redes sociais", criticar as políticas do governo dentro e fora do país, por exemplo, como a anexação da Crimeia. 

Um relatório da Anistia Internacional divulgado pelo governo russo, afirmou que a liberdade de expressão na Rússia foi reduzida de forma "alarmante" sob o governo do presidente Vladimir Putin, dizendo: "Estamos publicando este relatório pouco antes das eleições para destacar a incrível queda nas possibilidades de liberdade de expressão nos últimos anos. (...) Nos próximos meses vamos planejar atividades para a restauração da liberdade de expressão, com o apoio de nossos membros em vários países".

Porque a liberdade de expressão é algo tão rígida na Russia ? 

O primeiro projeto de lei tem por objetivo reformar o artigo do Código Penal russo relativo à “obstrução do direito à liberdade de consciência e religião”. Prevê a imposição de até 500.000 rublos (mais de 15.000 dólares) de multa e penas de até três anos de prisão para quem cometer “atos públicos que expressem uma clara falta de respeito pela sociedade e ofenda os sentimentos religiosos dos que creem”, caso tais atos ocorram em locais de culto. Se forem cometidos em outros lugares, o crime tem pena de até um ano de prisão e multa até 300.000 rublos. O segundo projeto de lei aprovado pela Duma obrigará ao pagamento de exorbitantes multas quem fizer “propaganda de relações sexuais não tradicionais” entre menores de idade. A pena será de até 5.000 rublos (150 dólares) de multa para particulares e até 1.000.000 de rublos (mais de 30.000 dólares) a funcionários; para organizações, é possível a suspensão de suas atividades durante três meses.

Antes da votação, mais de vinte ativistas LGBTI russos organizaram um “beijaço” em frente à Duma. Segundo os meios de comunicação, foram alvo de atos violentos de manifestantes homofóbicos, e a polícia deteve ao menos 20. A Anistia Internacional observou que as autoridades russas vêm aumentando suas agressões à liberdade de expressão nos últimos meses. “Estes projetos de lei refletem a determinação das autoridades russas de ditar às pessoas o que podem ou não podem dizer em todos os aspectos da vida, desde o político até o social. É um retrocesso”, afirmou Dalhuisen.



sexta-feira, 22 de junho de 2018

Pontos Turisticos da Rússia Millena Castro e Erika Silva C4


Inicia-se nessa redação um assunto, no qual, gerou muitas pesquisas nesse ano de 2018: O Turismo na Rússia, que teve  um grande aumento desde o fim da União Soviética, em 1991. Sendo o país selecionado para ocorrer a Copa do Mundo 2018, teve muitos turistas de diversos países à procura de lugares para lazer e diversão antes dos jogos.

Dentre os lugares mais procurados, estão: a Praça Vermelha, que pode ser considerada como a praça central de Moscou e de toda a Rússia. Conhecida pelos desfiles militares soviéticos durante a era da União Soviética, seu nome não deriva da cor dos tijolos ao seu redor. O nome surgiu porque a palavra Kpachar (Krasnaya) pode significar tanto "vermelho" como "bonito".  A palavra foi empregada originalmente à Catedral de São Basílio, localizada na Praça Vermelha, foi erguida entre os anos 1555 e 1561. É uma Catedral ortodoxa construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia. 

A Krenlin de Moscou é uma fortaleza situada no centro da cidade e que serve de sede do governo da Rússia. Ocupa cerca de 30 hectares e contém vários monumentos no seu interior.



Ainda em Moscou, encontra-se o Teatro Bolshoi, um edifício histórico da cidade, foi desenhado pelo arquiteto Joseph Bové para abrigar espetáculos de ópera e ballet. É sede da companhia de Ballet Bolshoi, uma das mais antigas e prestigiosas companhias de dança do mundo.

Na cidade de São Petersburgo está localizado o Museu Hermitage, é um dos maiores museus de arte do mundo. Sua coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, européia, oriental e do norte da África. Divide-se em dez prédios, situados ao longo do Rio Neva, dos quais sete são monumentos artísticos e históricos.
A Catedral de Santo Isaac, também localizada na cidade de São Petersburgo. Desde 1931, a Catedral é um museu. Pode-se subir a base na cúpula, onde se desfruta de uma magnífica de São Petersburgo.

Concluímos que podemos conhecer cidades lindas, bem cuidadas, com arquitetura monumental e atrações muito interessantes, o que faz de Moscou e São Petersburgo destinos tão fascinantes: a mistura inexplicável do clássico com o exótico.

Referências: http://sorusso.com.br/conteudo/pontosTuristicos.php

História do Governo de Lênin - Natália Lopes e Leonardo Tassinari


História do governo de Lênin

  Lênin foi um revolucionário russo e um dos principais personagens da Revolução Russa. Como líder do Partido Comunista, sua ideologia influenciou pessoas em todo o mundo.
Vladimir Ilytch Ulianov nasceu em Simbirsk, na Rússia, no dia 22 de abril de 1870. Entre os seis filhos da família, o jovem se tornou conhecido como Lênin.

Foi o primeiro presidente do Governo da União Soviética. Manteve o cargo como primeiro mandatário durante 7 de maio de 1917 e 21 de janeiro de 1924. Durante os anos 1918 e 1920, a guerra civil conduziu o governo soviético à beira do desastre. Para Lênin, o destino da Rússia dependia da revolução mundial, e em especial do futuro do movimento desenvolvido na Alemanha pelos espartaquistas (grupo de socialistas revolucionários alemães). No dia 2 de março de 1919, em Moscou, inaugurou o Primeiro Congresso Mundial da Internacional Comunista, ocasião na qual evocou os líderes do comunismo alemão Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo, que foram assassinados durante a revolta espartaquista. A Internacional Comunista tinha a pretensão de elevar o comunismo russo à categoria de modelo a ser imitado por todos os países do mundo. Entre os objetivos do movimento, estava a defesa dos movimentos de liberação nacional dos povos coloniais e semicoloniais da Ásia. Dessa forma Lênin conseguiu ampliar enormemente o número de aliados da Revolução Soviética.

 Em 8 de novembro de 1917, um dia após uma insurreição armada, liderada pelos bolcheviques ter derrubado o governo provisório da Rússia e assumido o poder, Vladimir Lênin defende diante do Congresso dos Sovietes de Toda a Rússia um imediato armistício com as Potências Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria), durante a Primeira Guerra Mundial.

Lênin, em exílio na Europa Ocidental quando a Guerra eclodiu em 1914, tratou de assegurar sua passagem através da Alemanha em direção a Petrogrado (atual São Petersburgo) em abril de 1917, após a primeira onda da revolução russa ter derrubado em fevereiro o regime do czar Nicolau II. Nos meses que se seguiram, os bolcheviques aumentaram sua influência, ajudados na sua causa pela crítica situação de economia e uma espraiada frustração com a continuidade do esforço de guerra que ceifava todo dia milhares de soldados.
 
Em 1921, implantou a NEP (Nova Política Econômica) na Rússia. O objetivo era dar um pouco mais de liberdade para o comércio e agricultura para que a economia russa pudesse crescer. 

Lênin na Primeira Guerra Mundial 

No final de junho, um espetacular fracasso de uma ofensiva ordenada pelo ministro da Guerra do governo provisório, Alexander Kerensky, levou o exército ao colapso, com milhões de soldados desertando do fronte, voltando em para casa e se unindo à causa socialista.
Ao longo dos meses seguintes, o fervor revolucionário na Rússia só cresceu, enquanto Alexander Kerensky, agora nomeado primeiro-ministro, lutava para manter a ordem em face da crescente oposição. Enquanto isso, Lênin se escondia na Finlândia após o abortado levante operário de julho. Retornou à Rússia no final de setembro, a tempo de levar o Comitê Central bolchevique a organizar uma insurreição armada e tomar o poder central.
O comitê aprovou o plano no final de outubro (calendário gregoriano). Na noite de 6 para 7 de novembro, um grupo armado de operários, soldados e marinheiros irrompeu no Palácio de Inverno, quartel-general e sede do governo provisório. Na manhã seguinte, após uma vitória virtualmente sem sangue, Lênin anunciou que o governo havia caído. Kerensky conseguiu escapar para o exílio, enquanto vários outros ministros foram presos mais tarde naquele mesmo dia.
Em 8 de novembro, Lênin fez sua primeira aparição diante do Congresso dos Sovietes, no qual os bolcheviques detinham uma maioria de 60%. “Vamos agora proceder à construção da ordem socialista”, proclamou. A primeira diretriz governamental para o novo Estado socialista era pôr fim à participação da Rússia no que Lênin e seus camaradas consideravam uma Guerra imperialista, imposta pelas classes dominantes.
Naquele dia, o Congresso aprovou um manifesto, conclamando “todos os povos em guerra e seus governos a abrir imediatamente negociações para uma paz justa e democrática.” Um cessar-fogo formal entre a Rússia e as potências centrais foi declarado em 2 de dezembro.
A saída da Rússia da Guerra, que foi formalizada no Tratado de Brest-Litovsk no mês de março seguinte. Os termos do tratado eram humilhantes. A Rússia abriria mão do controle sobre a Finlândia, países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) parte da Polônia, Bielorrússia e Ucrânia, assim como dos distritos turcos de Ardaham e Kars, e do distrito georgiano de Batumi, antes sob seu domínio.

Cidades Russas com melhor qualidade de vida(Everton e Chaiane)

  Cidades Russas com melhor qualidade de vida

   A revista “Russki Reportior” publicou um ranking com as dez cidades da Rússia que apresentam melhor qualidade de vida. O estudo levou em conta apenas cidades com mais de 600 mil habitantes e foi baseado em estatísticas econômicas ligadas à qualidade de vida a partir de uma votação popular. Os autores do ranking decidiram não incluir as duas maiores cidades do país, Moscou e São Petersburgo, porque ambas possuem status de distrito federal.

1. Tiumen

   Localiza-se nas margens do rio Tura, tem cerca de 512 mil habitantes.Foi fundada em 1585. Tiumen é a capital da região de petróleo, garantindo boa arrecadação para o orçamento municipal,  também destaca-se a eficácia da administração local, que foi capaz de elevar os índices socioeconômicos de Tiumen nos últimos anos.

Resultado de imagem para Tiumen

2. Krasnodar

   Localiza-se no sudeste da  Rússia Europeia, tem cerca de 715 mil habitantes. Foi fundada em 1793. É a cidade russa mais aberta a investidores russos e estrangeiros, as estatísticas indicam os maiores índices de construção civil na área de habitação, e seus moradores destacam os preços vantajosos de bens e serviços na região. 

Imagem relacionada

3. Rostov-no-Don

   Localiza-se no sul do país, nas margens do rio Don, tem cerca de 1.271.000 habitantes e foi fundada em 1749. Sua funcionalidade como centro logístico, administrativo e econômico contribuem para o desenvolvimento dinâmico dos negócios em toda a região. Entre as principais características positivas da cidade estão sua plasticidade e capacidade de se adaptar às mudanças.

Resultado de imagem para Rostov-on-Don


Fonte: Russki Reportior

História de Moscou Nomes: Aline schmidt Natália Chilatz



Como posso me deslocar pela cidade de Moscou? Em moscou, os engarrafamentos são habituais é aconselhável por rapidez e segurança, utilizar o metro aberto das 6h a 1h e com boa frequencia de trens. Alem disso, existe uma rede de transporte publico de superfície: onibus, onibus elétrico e trem  
introdução:
È a maior e mais importante cidade da Rússia, além de ser a capital do país. Com uma população de aproximadamente 12,3 milhões de habitantes, a cidade é o centro econômico e político do país. Fundada, segundo a tradição russa, no ano de 1147, Moscou cresceu como uma das principais cidades dos diferentes reinos que existiram na região que hoje corresponde à Rússia.
 origem do termo Moscou, existe toda uma discussão entre historiadores e linguistas acerca disso. A tese mais aceita atualmente afirma que o termo “Moscou” tem origem nos idiomas fino-úgricos de povos que habitavam aquela região antes do estabelecimento dos eslavos. Outra corrente afirma que o termo tem origem no idioma dos eslavos que se estabeleceram no local a partir do século IX d.C.
Desenvolvimento: 
Em qual século surgiu o crescimento e a influencia de moscou?
O crescimento da influência de Moscou ocorreu a partir da virada do século XIII para o século XIV. Nessa época, os mongóis invadiram toda a região correspondente à Rússia e transformaram-na em seu domínio. O domínio dos mongóis influenciou diretamente o enfraquecimento do principal poder da região: Kiev. Com a decadência de Kiev, a cidade de Moscou ganhou importância e transformou-se ao longo do tempo em uma cidade poderosa.

Conclusão:
Na década de 1320, Ivan conquistou o direito de governar a cidade de Moscou a partir de determinação do khan (título dado ao governante dos mongóis). Enquanto esteve no poder, Ivan I tomou ações que contribuíram para o fortalecimento da cidade. A primeira grande ação de Ivan I foi a de trazer para a cidade de Moscou o chefe da Igreja Ortodoxa Russa, o que transformou Moscou em um centro espiritual e religioso da região de Rus (nome como era chamada aquela região da Rússia na época).
Ao longo da década de 1320, Ivan I conquistou a confiança dos mongóis e isso lhe trouxe poder e influência sobre outros governantes russos. Além disso, Ivan I obteve dos mongóis o direito de realizar a cobrança dos outros reinos dominados, o que lhe rendeu a alcunha de “kalita”, que significa “saco de dinheiro”. Ivan utilizou-se desses recursos para investir no crescimento e no desenvolvimento do Principado de Moscou.
Referencias:

Museus Russos- Jeniffer Carvalho e Larissa Nunes C4

    


Museu foi criado por Czar Nicolau II em 1898,o Palácio Mikhailovsky foi construído para o Grão-Duque Mikhail Pavlovich, filho de Paulo I.A coleção era constituída,cerca de 1.500 peças  do Museu Hermitagee dos palácios imperiais.Será que todos os museus foram criados por Nicolau II?

    Logo vieram colecionadores privados, foi criado umas seções de antiguidades cristãs da Academia de Artes, incluindo ícones e esculturas, e com a doação de pinturas de Lobanov-Rostovsky,  Outras fontes iniciais importantes foram as coleções do Palácio de Alexandre em Tsarskoye Selo, de Nikolai Likhachev, e outras privadas menores. O Museu Hermitage continua em franca expansão nos tempos atuais e tem aberto novos espaços de exposição até mesmo no estrangeiro,inaugurado em 1764,é um dos maiores museus de arte do mundo e sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas.O palácio de Alexandre é um Palácio Imperial da Rússia. É lembrado principalmente como a residência favorita do último Imperador russo, Nicolau II, e da sua família. Fica situado no Parque de Alexandre de Tsarskoye Selo.Foi encomendado por Catarina, a Grande para o seu neto favorito, e futuro Imperador Alexandre I, por ocasião do seu casamento com a Grã-Duquesa Elizaveeta Alexeevna.
Academia de Artes da Rússia é a mais antiga e mais importante escola superior de artes da Rússia. Funcionou em São Petersburgo desde sua fundação em 1757 até 1947, e hoje está sediada em Moscou, tendo passado por várias reestruturações ao longo de sua história.Palácio Stroganov  pertencia a uma das mais ilustres famílias da nobreza russa, célebre pelos altos cargos ocupados junto do governo e pelo amor às artes, sendo importantes mecenas na época e acumulando um acervo familiar que incluía obras de Anthony van DyckNicolas PoussinClaude LorraineRembrandt e outros mestres, além de significativa reunião de medalhasmoedas e minerais.Castelo Mikhailovsky , também chamado de Castelo de São Miguel ou Castelo do Engenheiro foi construído como residência para o Imperador Paulo I, pelos arquitectos Vincenzo Brenna e Vasili Bazhenov, entre 1797 e 1801. O palácio tem uma aparência diferente em cada um dos lados, uma vez que os arquitectos usaram os motivos de vários estilos arquitectónicos, tais como o Classicismo francês, o Renascimento italiano e o Gótico.
 Acreditamos que dois palácios foram feitos pelo Nicolau II,tem como o mais famoso o Museu Hermitage pela Catarina II da Rússia, a maioria dos museus foram feitos para as realezas como Homenagem e lembranças das épocas 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Russo

HISTORIA DO GOVERNO DE STÀLIN


Lukas, Isaías, Thiago

Josef Stalin (1879-1953) foi um político, revolucionário comunista e ditador antifascista.
A morte de Vladmir Lênin, em 1924, promoveu uma intensa agitação política no interior do Partido Comunista Russo. Afinal de contas, qual seria a liderança capaz de dar prosseguimento às conquistas iniciadas em 1917? Nessa época, dois participantes do processo revolucionário disputaram o governo prestigiando diferentes perspectivas de ação política. De um lado estava Leon Trótski, segundo homem da revolução com destacado papel militar; do outro Joseph Stálin, secretário-geral do Partido Comunista.
Trotsky acreditava que o ideário da revolução deveria ser propagado para outras nações, transformando a experiência russa no início de uma “revolução permanente”. Em contrapartida, Stálin tinha o objetivo de concentrar seu governo nas questões internas da Rússia, promovendo o “socialismo em um só país” e, só depois disso, promover a expansão revolucionária em outras partes do mundo. Em 1924, após a convenção comunista, os líderes bolcheviques optaram pelas propostas de Joseph Stálin.
Inconformado, Trotsky começou a apontar as falhas e riscos que o regime stalinista ofereceria ao processo revolucionário. Em contrapartida, Stálin empreendeu a subordinação dos sovietes às diretrizes do Partido Comunista. Paralelamente, criou mecanismo de repressão política com a criação da GPU, polícia política encarregada de combater os críticos de seu governo. Tendo seus poderes ampliados, Stálin prendeu, exilou e executou todos os seus opositores.
Depois de ser condenado ao exílio, Trotsky continuava a criticar as ações stalinistas, acusando o novo líder russo de ter “prostituído o marxismo”. Mesmo fora de seu país, Trotski foi perseguido como uma séria ameaça aos planos stalinistas. Em 1940, um agente da GPU deu fim às contundentes críticas troskistas ao assassinar o incendiário intelectual no México. Com isso, o poder de Stálin não teria dificuldades à definitiva ampliação dos poderes do Estado soviético. 
A política econômica de Stálin empreendeu a coletivização das propriedades agrárias com a criação dos sovkhozes (propriedades estatais) e os kolkhozes (propriedades coletivas). Além disso, incentivou o desenvolvimento de indústria de base a partir do financiamento dos setores de educação e tecnologia. Tais ações eram orientadas pelos chamados planos qüinqüenais, que orientavam em médio prazo as diretrizes essenciais da economia russa.
No campo da política externa, Stálin recebeu apoio internacional de diversos partidos comunistas espalhados pelo mundo. Com isso, as diretrizes políticas dos movimentos comunistas de várias nações foram orientadas pelo “Komintern”, congresso que discutia as questões do comunismo internacional. Em 1934, a entrada da União Soviética na Liga das Nações indicou o reconhecimento político das nações capitalistas.
No contexto da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), o regime stalinista teve que combater a oposição dos regimes nazi-fascistas contrários ao comunismo e o socialismo. Tendo decisiva participação nos destinos deste conflito internacional, o governo soviético se consolidou no cenário político estabelecendo várias zonas de influência política, ideológica e econômica com a instalação da ordem bipolar.
Ele governou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e definiu os rumos do país de 1922 até a sua morte.

Folclore Russo - Jeniffer Eidelwein


            

Lendas e Folclore Russo

As lendas folclóricas russas são muito antigas ,muito da mitologia eslava se perdeu quando da ascensão do cristianismo como principal religião popular mas nos ultimos tempos os pesquisadores estao tentando redescobrir todo o cenário mitológico dos antigos povos eslavos, dos quais os russos são descendentes. 



Aqui citamos alguns nomes de personagens de lendas do folclore Russo como Babá Iagá é uma das personagens que mais aparecem nas fábulas Russas.Ela costuma ser retratada como dona de um chalé de madeira apoiado em pés de galinha ou tambem como guardiã do caminho para um bosque selvagem para o qual não deixa ninguém passar.

Eles gostam muito de citar as danças Russas. A Russia possui um a variedades de costumes, isso reflete muito na dança do país que apresenta muitas vertentes.Hoje além de manter seu sucesso no ballet a Russia continua a encantar com suas danças folclóricas que fazem parte da cultura nacional do paoís como:Troika,berioska,kalinka.






Por tanto concluímos que o folclore da Rssia é bem diverso, tem lendas, fábulas, hitorias, conto de fadas e muitas danças, todos são muito interessantes e valem muito apena pesquisar mais profundamente sobre o folclore do povo russo.










historia de São Petersburgo Guilherme Souza, Thomas mendes



São Petersburgo



São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia, politicamente incorporada como uma cidade autônoma (ou cidade federal). Ela está localizada ao longo do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico.
São Petersburgo foi fundada pelo czar Pedro, também por ordem de Pedro I. em 27 de maio de 1703. Entre 1713-1728 e 1732-1918, São Petersburgo foi a capital do Império Russo. Em 1918, as instituições da administração central mudaram-se de São Petersburgo (então denominada Petrogrado) para Moscou. Com 5 milhões de habitantes (2012) é a quarta subdivisão federal mais populosa do país. A cidade é um grande centro cultural europeu e também um importante porto russo no Báltico. Já a construção de São Petersburgo fazia parte da estratégia de Pedro I de ampliar os contatos da Rússia com a Europa Ocidental (uma marca de seu reinado) e também garantia um acesso privilegiado ao Mar Báltico. Pedro I ordenou que a construção de São Petersburgo fosse realizada a partir de modelos como os de Londres e Amsterdã (locais que Pedro havia visitado ao longo de sua vida). Isso foi uma característica marcante de Pedro I, que ficou conhecido por ter realizado reformas culturais para europeizar a Rússia


A partir de 1712, a cidade transformou-se na capital do Império Russo, e a estrutura de governo e a corte foram transferidas para a cidade no ano seguinte. A transferência aconteceu alguns anos após uma importante vitória na guerra contra os suecos (Batalha de Poltava). A ação de Pedro de forçar milhares de pessoas a se mudarem para a nova capital fez com que a cidade tivesse 50 mil habitantes em 1725. Apesar de sua grande importância para a história russa, São Petersburgo ganhou dimensão internacional a partir de importantes eventos que aconteceram naquela cidade ao longo do século XX. Os destaques sobre a cidade nesse período iniciaram-se com a mudança no nome da cidade a partir de 1914.


Referencias

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/historia-sao-petersburgo.htm
Data: 22/06/18

Melhores filmes russos - Luiza Faria e Talia

O cinema russo deu os seus primeiros passos bem antes do aparecimento da geração de cineastas que daria forma e conteúdo progressista e elevaria a produção cinematográfica das repúblicas socialistas soviéticas unificadas à categoria de grande arte. Em 1897, favorecidos pela política desenvolvimentista do czar Nicolau II, os primeiros filmes realizados no país começaram a ser exibidos em São Petersburgo e em Moscou para plateias de antigos aristocratas e novos burgueses. Em pouco tempo o cinema cairia no gosto do grande público, sabendo-se que até 1917 mais de dois mil filmes haviam sido produzidos na Rússia czarista, muito embora o número de cópias conhecido hoje seja inexpressivo – cerca de três centenas apenas. 

O Encouraçado Potekim: Baseado em fatos reais, conta peculiaridades da Rússia czarista, que, em 1905, viu um levante anteceder a Revolução de 1917. Estamos no navio de guerra Potenkim, com marinheiros cansados de serem maltratados, comendo carne estragada pensando que ela estava perfeita. Alguns marinheiros se recusam a comer e, então, os oficiais ordenam a execução dos “desertores”. A tensão aumenta e a situação perde o controle.

Ivan, o Terrível - Parte I: Em 1547, Ivan IV (1530-1584), arquiduque de Moscou, se auto-proclama o Czar de Rússia e se prepara para retomar territórios russos perdidos. Superando uma série de dificuldades e intrigas, Ivan consegue manipular as pessoas destramente e consolidar seu poder.

Andrei Rublev:Biografia poética do pintor de ícones medieval Andreiv Rublev, que viveu durante o turbulento século 15 na Rússia, período marcado por lutas sem fim entre príncipes rivais e por invasões tártaras.

O Espelho: Um homem em seus últimos dias de vida relembra o passado. Entre as memórias pessoais da infância e adolescência, da mãe, da Segunda Guerra Mundial e de um doloroso divórcio, estão também momentos que contam a história da Rússia numa mistura de flashbacks, tomadas históricas e poesia original.

Um Homem com uma Câmera: Cinegrafista viaja documentando cenas da União Soviética no começo do século 20, mostrando cenas urbanas, do cotidiano e da intimidade de seus cidadãos. 





Referências:


Rosas , Ronaldo - Cinema e arte russa - 2018 - http://www.vermelho.org.br/noticia/306703-1 - acesso em: 22/06/2018

Melhores Filmes - https://www.melhoresfilmes.com.br/filmes/o-encouracado-potekim

A Violência contra a mulher na Rússia - Carolina Nunes e Bianca Figueira C4 noite

Mulheres russas que são vítimas de abuso doméstico são forçadas a pagar multas para seus agressores, revela uma nova campanha realizada por ativistas no país. A “punição” é direcionada às esposas que possuem contas bancárias compartilhadas, e é possível depois de autorizadas algumas emendas polêmicas na legislação da Rússia , que acabaram por despenalizar formas diversas de violência contra mulheres.

Com as mudanças na lei aprovadas em janeiro deste ano,  os homens que agridem namoradas, esposas e filhos não são penalizados se não houver ocorrência de ossos quebrados. Ou seja, mesmo com hematomas, hemorragia, violência psicológica e emocional, os agressores são “perdoados” legalmente. Como se não bastasse, a nova legislação russa pune a violência contra mulheres apenas com a prisão por 15 dias ou com o pagamento de uma multa de cerca de R$ 1,5 mil – se as ocorrências não aconteceram mais de uma vez no ano. Antes das mudanças, os agressores eram condenados a pagar dois anos de prisão.

E a situação é ainda pior para algumas mulheres. Mulheres estão sendo obrigadas a pagar pela fiança/multa de seus agressores se eles não pagarem. Isso mesmo: em caso de o casal ter conta bancária compartilhada, a Justiça russa tem condenado as vítimas a arcarem com tal conta.

Estatísticas oficiais mostram que os casos de abuso doméstico estão diminuindo no país, mas isso não acontece porque se tem feito muitas coisas a favor das vítimas. E sim porque muitos casos são simplesmente arquivados. As alterações na lei passaram uma mensagem às vítimas de que buscar ajuda das autoridades é inútil, e aos agressores de que é a coisa certa a fazer.

É uma situação comum que a mulher pague a multa do agressor. Ela também acrescenta que, de acordo com a lei, a mulher precisa pagar se ela e seu marido compartilham uma conta bancária familiar comum. E que, na verdade, o homem obriga que a mulher pague porque ele acha que é ela que estava errada ao reclamar ou porque não tem dinheiro suficiente.







Na Rússia, vítimas de abuso doméstico são obrigadas a pagar fiança do agressor

Rússia e o Terrorismo-C4, Murilo e Alexandra


   

     


No tempo dos czares, a Rússia enfrentou Napoleão. Na era soviética, combateu Hitler. Na Guerra Fria, mediu forças com os Estados Unidos. É um país que já viveu grandes adversidades e agora quer manter longe a ameaça do terrorismo durante a Copa. Mas esse não é o único perigo.

O terrorismo é um velho conhecido na Rússia, onde as guerras da Chechênia e do norte do Cáucaso alimentaram desde o fim da União Soviética uma unidade selvagem e uma violência indiscriminada por parte de grupos armados islâmicos. O sequestro de centenas de reféns no teatro de Dubrovka de Moscou em 2002 e em uma escola em Beslan (Ossétia do Norte) em 2004 por terroristas, terminaram em massacres. O fim dessas guerras parecia ter diminuído a ameaça terrorista na Rússia, mas a participação de suas tropas nos bombardeios na Síria voltou a despertar o monstro. A Rússia, apesar de ser um país que ainda enfrenta o desafio pendente de consolidar uma democracia e ter um Estado de direito muito precário por causa do estilo autocrático de Vladimir Putin, é central no difícil equilíbrio internacional afetado pela guerra na Síria. Com sua participação desde setembro de 2015 nos bombardeios contra posições rebeldes, inclinou a balança a favor do regime de Bashar al-Assad. Promove, além disso, em necessária cooperação com a Turquia e o Irã, uma iniciativa de trégua e evacuações de civis que, depois de seis anos de guerra brutal, deveria desembocar em negociações de paz.

São Petersburgo é a última incorporação à sinistra lista de cenários do terror que está desafiando a democracia no mundo e torna-se, portanto, o novo campo de provas para uma resposta baseada no Estado de direito, na investigação, na cooperação policial e nas armas da lei e da razão. Em comparação com as reações anteriores desmesuradas da Rússia como a repressão após o sequestro do teatro de Dubrovka (a maioria dos 170 mortos foi vítima de uma substância química usada pelas forças de segurança) ou da escola de Beslan (330 mortos, metade eram crianças), o mundo precisa de uma Rússia mais democrática, mais comprometida com um cenário de paz e respeito mútuo entre as potências. A diferença entre os terroristas e os regimes democráticos está, precisamente, na correta aplicação da força.Por isso, a Europa e o mundo democrático se unem à Rússia contra o terrorismo e na defesa de uma convivência pacífica de todas as ideias. Qualquer ataque ou ameaça só pode ser condenado e acompanhado pela solidariedade.