São Petersburgo
São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia, politicamente incorporada como uma cidade autônoma (ou cidade federal). Ela está localizada ao longo do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico.
São Petersburgo foi fundada pelo czar Pedro, também por ordem de Pedro I. em 27 de maio de 1703. Entre 1713-1728 e 1732-1918, São Petersburgo foi a capital do Império Russo. Em 1918, as instituições da administração central mudaram-se de São Petersburgo (então denominada Petrogrado) para Moscou. Com 5 milhões de habitantes (2012) é a quarta subdivisão federal mais populosa do país. A cidade é um grande centro cultural europeu e também um importante porto russo no Báltico. Já a construção de São Petersburgo fazia parte da estratégia de Pedro I de ampliar os contatos da Rússia com a Europa Ocidental (uma marca de seu reinado) e também garantia um acesso privilegiado ao Mar Báltico. Pedro I ordenou que a construção de São Petersburgo fosse realizada a partir de modelos como os de Londres e Amsterdã (locais que Pedro havia visitado ao longo de sua vida). Isso foi uma característica marcante de Pedro I, que ficou conhecido por ter realizado reformas culturais para europeizar a Rússia
A partir de 1712, a cidade transformou-se na capital do Império Russo, e a estrutura de governo e a corte foram transferidas para a cidade no ano seguinte. A transferência aconteceu alguns anos após uma importante vitória na guerra contra os suecos (Batalha de Poltava). A ação de Pedro de forçar milhares de pessoas a se mudarem para a nova capital fez com que a cidade tivesse 50 mil habitantes em 1725. Apesar de sua grande importância para a história russa, São Petersburgo ganhou dimensão internacional a partir de importantes eventos que aconteceram naquela cidade ao longo do século XX. Os destaques sobre a cidade nesse período iniciaram-se com a mudança no nome da cidade a partir de 1914.
Referencias
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/historia-sao-petersburgo.htm
Data: 22/06/18
Nenhum comentário:
Postar um comentário