Seguidores

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

O FASCISMO ITALIANO - Alexandra Allama e Millena Castro

1- Batalhas da Itália na Segunda Guerra Mundial
    Avanço aliado para Roma

No início de outubro de 1943, Hitler foi convencido por seu Comandante Grupo do Exército no sul da Itália, o Marechal de Campo Albert Kesselring, que a defesa da Itália deveria ser realizada o mais longe possível da Alemanha. Isso fez com que a maior parte da defesa fosse concentrada em aproveitar a geografia natural da Itália Central, privando os Aliados de capturar facilmente pontos de desembarque cada vez mais próximos da Alemanha. Hitler também tinha ficado convencido de que, se ignorasse o sul da Itália, abriria caminho para os Aliados invadirem mais facilmente os Bálcãs, territórios ricos em petróleo, bauxita e cobre, vitais para o funcionamento da máquina de guerra alemã. Kesselring recebeu o comando sobre toda a Itália, e imediatamente ordenou a preparação de uma série de linhas defensivas em todo o território italiano ao sul de Roma. 
2- O fascismo é um movimento político - e também um regime ou sistema político (como o estabelecido por Benito Mussolini na Itália, em 1922) - que defende a prevalência, isto é, a superioridade dos conceitos de nação, Estado e raça sobre os valores individuais.
3- Benito Mussolini fundou em 1919, os Fasci Italiani di Combattimento. Foi jornalista e político idealizador e a principal liderança do fascismo italiano.

4- a) Nacionalismo Extremado- Os fascistas valorizavam a nação em oposição ao individuo. Para conter o individualismo,era necessário uma nação forte, unida, sem luta de classes.
b) Subordinação do indivíduo ao Estado- Para os fascistas, qualquer oposição ou critica ao Estado devia ser considerado crime e punida com rigor.
c) Valorização da Guerra- Os fascistas viam a vida como um eterno combate e a guerra como fator de progresso.
d) Ódio às democracias liberais e ao comunismo- Segundo os fascistas, os democratas e os comunistas deviam ser perseguidos e destruídos.
5) Vindos de varias partes da Itália marcharam em direção a roma e,pressionaram o rei Vittorio Emanuelle III,exigindo maior espaço no governo.
6) Nas eleições de 1924, os fascistas partiram para o vale tudo: impediram pessoas de votar, acompanharam as que iam votar até a cabine para garantir o voto, roubaram urnas e recorreram à pancadaria. Assim, ganharam as eleições por ampla maioria dos votos e conseguiram a maioria no Parlamento.
7) Em 1929, pôs fim à Questão Romana (conflito entre o Estado e a Igreja Católica por causa da invasão de Roma e destruição do Estado Pontifício), assinando como Papa Pio XI o Tratado de Latrão, que reconheceu o Vaticano como Estado independente, neutro e inviolável e lhe ofereceu 2 bilhões de liras. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário